Defesa Civil de Ouro Preto lança site para melhorar atendimento à população

Texto: Dalília Bernarda de Souza Caetano

A Prefeitura de Ouro Preto lançou na tarde desta sexta-feira, dia 24 de janeiro, um site para estabelecer contato direto da Defesa Civil com os munícipes, além de oferecer diversos tipos de serviços. A Defesa Civil tem a missão de trabalhar com a prevenção nas orientações à comunidade e, no caso de ocorrência de algum evento catastrófico, auxiliar a população e passar informações para outros setores para as tomadas de decisões.

Por meio da página, a população tem acesso ao volume de chuva em tempo real, notícias, ocorrências de desastres e mapeamento de áreas de risco. No site também é possível baixar o aplicativo da Defesa Civil que permite aos interessados receber informações sobre alterações geológicas e situações de riscos urgentes em tempo real.

De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Rafael Gomes, a criação dessas ferramentas digitais, além ter custo zero para o município contribui para aprimorar o canal de comunicação entre o órgão e a comunidade. “O site possibilita a toda população acompanhar em tempo real quais são as áreas de risco, os índices pluviométricos e alerta de chuvas. Trata-se de um recurso desenvolvido internamente, sem custo para o município. Além de ser uma maneira de permitir aos interessados ter acesso ás informações sem ter que instalar o aplicativo”, explicou.

Alerta de risco via WhatsApp

De acordo com o Geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Murta, o WhatsApp tem se mostrado uma excelente alternativa para que a população possa entrar em contato com o órgão, pois, com o aumento das ocorrências de desastre na cidade, as linhas telefônicas têm ficado bastante congestionamento.

Por isso, Charles pede para que a população entre em contato por meio do WhatsApp no número 3559-3121 e mande fotos dos locais onde há deslizamentos e alterações, a fim de que o atendimento seja feito com mais agilidade.

O site da Defesa Civil de Ouro Preto pode ser acessado por meio do endereço: