Prefeitura de Ouro Preto divulga ações da Defesa Civil durante as chuvas dos últimos dias

Texto: Gilson Fernandes Antunes Martins

Na última quinta-feira (23) foi realizada uma reunião para apresentação do plano de contingência de chuvas no município, com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneouro e secretarias da Prefeitura de Ouro Preto, para atuação com rapidez e assertividade.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Dr. Antônio Ramos, as chuvas trouxeram inúmeros problemas, por outro lado, fortaleceu uma equipe de segurança pública formada pela Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. "Esse grupo tem atuado 24 horas por dia para atender a comunidade. Hoje já ultrapassam mais 400 solicitações e parece que faz anos que não acontece uma chuva desse jeito”, ressalta. O secretário ainda comenta sobre as parcerias com o setor privado. “Começamos a formalizar parcerias com empresas, como a Vale, com apoio da Heloísa Oliveira, Daniel Augusto e Ricardo Giovenardi, que prontamente atendeu às solicitações da Defesa Civil e forneceu para nós três caminhonetes, entre outros materiais, como carrinhos de mão, pás e luvas", explica. As caminhonetes estão com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Para Charles Murta, Engenheiro Geólogo da Defesa Civil, a previsão do monitoramento do tempo está sendo próxima da realidade. "Ontem eram previstos 85 mm para Ouro Preto e choveu aproximadamente 100 mm, que foram registrados nos nossos pluviômetros automáticos. No domingo, as coisas já começam a melhorar. A previsão cai para aproximadamente 25 mm e o sol já começa a aparecer entre nuvens”, esclarece.

Alerta de risco via WhatsApp

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil por meio do WhatsApp no número 3559-3121. Mande fotos dos locais onde há deslizamentos e alterações, a fim de que o atendimento seja feito com mais agilidade.

Site da Defesa Civil

Por meio da página, a população tem acesso ao volume de chuva em tempo real, notícias, ocorrências de desastres e mapeamento de áreas de risco. No site também é possível baixar o aplicativo da Defesa Civil que permite aos interessados receber informações sobre alterações geológicas e situações de riscos urgentes em tempo real.

Acesse: http://defesacivil.ouropreto.mg.gov.br/