Retaludamento do Morro da Forca: uma obra e muitos desafios

Texto: Túlio Dutra

No dia 13 de janeiro de 2022 aconteceu o deslizamento de parte do Morro da Forca, um incidente geológico que com toda certeza ficará na memória de todos os ouro-pretanos. Após esse trágico momento, a Prefeitura, por meio de um corpo técnico, em conjunto com o Ministério Público, realizou vistorias do terreno a fim de garantir a integridade física da população e um início seguro das obras.

Depois dessas criteriosas análises, a atual gestão iniciou o processo de retaludamento do Morro da Forca no dia 28 de fevereiro, tendo como responsável pela intervenção a empresa especializada Destroy Desmonte Técnicos do Brasil Ltda, referência nacional em trabalhos como esse. A previsão inicial para a entrega das obras era de 45 dias trabalhados, contando com boas condições climáticas e estabilidade do terreno acidentado.

Após 17 dias de trabalho, a atual gestão entrega para o Município a conclusão do retaludamento do Morro da Forca, juntamente com a liberação da Avenida Lima Júnior, obra que corria em paralelo com a da Praça da Estação. Mesmo com a celeridade das obras, os desafios foram grandes. A equipe que executou as obras precisou subir com pessoal e equipamento no topo do talude de 80 metros de altura, realizando descidas com rapel usando martelete rompedor para retirar qualquer material solto. Esse trabalho precisou ser acompanhado de perto devido à sua alta periculosidade.

Foi realizado um trabalho conhecido como “lâmina”. Essa técnica, apesar de mais complexa, , garante maior estabilidade do local segundo a empresa responsável pela obra.

Os próximos passos serão a construção de um muro de arrimo em toda a extensão do local, em seguida uma atarentagem, que é uma cobertura vegetal, e, por fim, será feito uma valeta de proteção e sistema de drenagem no topo e no meio do morro.

Já na Avenida Lima Júnior (Volta do Vento), foi realizado um reaterro, abrindo um acesso que vai até a base do terreno, onde será realizado um enrocamento* de pedras para que o rio que passa abaixo do nível da avenida não apresente problemas futuros nesse aterro. As próximas ações que já serão feitas são o retalutamento e a compactação de baixo para cima, até que se chegue ao nível da pista.

Para mais detalhes e explicações técnicas, assista ao vídeo do engenheiro civil responsável pelas obras, Evaristo Barbosa Filho, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=HRAgYfT1FFg

*Conjunto de blocos de pedra ou de outro material (p. ex., cimento), lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como lastro para fundação de obra hidráulica ou, quando aflorado à superfície ou muito extenso, como quebra-mar ou proteção contra a erosão das onda