Base de apoio de prevenção e combate a incêndios florestais é inaugurada

Texto: Isabela de Paula

Ontem, 5 de setembro, foi inaugurada a Base Ouro, espaço de apoio que vai tratar especificamente da prevenção e combate a incêndios florestais em Ouro Preto. A implementação da base, medida inédita em Minas Gerais, é uma iniciativa da Prefeitura e visa monitorar e auxiliar a logística dos grandes incêndios e evitar desastres ambientais. Além disso, busca prevenir possíveis danos ao patrimônio cultural e riscos à vida humana, já que o incêndio florestal, além de um ser um problema ambiental, também interfere na segurança da população, haja vista os desdobramentos que podem advir da perda de controle do fogo.

“A base de apoio instalada no Campo da Água Limpa vai ter um papel significativo, pois vai facilitar a comunicação de todas as forças, contatos imediatos e chamadas para que nós não tenhamos mais problemas de incêndios florestais nos períodos de seca”, relata o prefeito Angelo Oswaldo.

A base é capitaneada pelo Município e aberta a todos aqueles que vão estar diante do combate. O local é um ponto de encontro onde serão desenvolvidos planos de contingência em relação ao tempo, estiagem e incêndios. Além disso, serão realizadas reuniões para desenvolver estratégias, que logo serão despachadas à medida que for sendo solicitado pelas unidades e companhias envolvidas.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, disse que “atitudes como essa são de fundamental importância, sobretudo para o diálogo com o Estado. Nos incêndios recentes, nós tivemos a presença de aeronaves nos ajudando a combater e aqui é um bom ponto de pouso, inclusive de helicóptero, para levar os brigadistas à área de difícil acesso”.

O local foi propositalmente escolhido em vista da facilidade de possíveis tentativas de pousos, caso haja necessidade, além de contar com todos os recursos de água, luz e internet. Ademais, conforme o secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, “o local conta com vários equipamentos, recursos humanos, materiais administrativos e tecnologia ligada diretamente à Nasa e também ao Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), disponibilizada 24 horas, que nos mostram e indicam os focos de calor na região”.

Sobre a inauguração da Base, o Tenente Torres, do Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto, afirma que é um ganho para Ouro Preto e para os cidadãos. “O corpo de bombeiros, bem como os brigadistas e a equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF) podem trabalhar de forma coordenada com apoio logístico de uma estrutura de um posto de comando com eficiência maior no combate aos incêndios”.

Considerando a diversidade do bioma da Região dos Inconfidentes e todas as Unidades de Conservação (UC) ao entorno, a Base de apoio é uma importante instalação para prevenir e resguardar o patrimônio ambiental da localidade.

Em casos de focos de incêndio, denuncie ligando para:

Corpo de Bombeiros: 193 ou 31 3551-3407

Secretaria de Meio Ambiente: 31 3559-3253