Na ultima semana, de 16 a 18 de agosto, a Prefeitura de Ouro Preto realizou o IV Curso Integrado de Gestão de Riscos Urbanos, Estabilidade, Taludes e Encostas. O evento, promovido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP, contou com a participação de 270 inscritos e reuniu mais 30 municípios com suas Coordenadorias.
O curso representou uma oportunidade para discutir amplamente o campo de gestão de crise, gerenciamento de riscos urbanos, legislação urbanística, plano municipal, dentre outros assuntos. Com a participação de especialistas na área, incluindo membros das Defesas Civis, pesquisadores das Engenharias, Socioeconômica, Segurança Pública e Administração. Contou também com profissionais ativos em campos relacionados a barragens e desastres urbanos.
O diferencial deste ano foi a abrangência do evento, que atraiu representantes de diversos municípios do estado de Minas Gerais e também de outros estados. O engenheiro geológico da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Murta, destacou a importância do Curso: "Este é um evento tradicional da Defesa Civil de Ouro Preto, que oferece uma oportunidade de reciclagem, aprimoramento e desenvolvimento contínuo. Este ano, uma parceria financeira proporcionou o acesso a profissionais com expertise no campo da gestão de riscos”. Charles enfatizou, ainda, a ideia de uma defesa civil como um sistema que envolve múltiplos atores, sendo a comunidade a figura central, promovendo uma cultura em que os planos de ação são concebidos com a participação ativa dos membros da comunidade. O curso também contou com o apoio da UFOP e o patrocínio da CNS Mineração, Gerdau e Integratio.
O coordenador da Defesa Civil de Barão de Cocais, Paulo Victor, compartilhou a importância do encontro para a preparação e estruturação de respostas aos riscos: "A Defesa Civil de Barão passou por um processo legislativo. Hoje, temos nossa sede e estamos gradualmente nos estruturando, marcando um passo significativo. Dado que o município abriga barragens de níveis dois e três, já vivenciamos treinamento de evacuações compatíveis com esses riscos. Este curso é muito importante porque conta literalmente nossa história”, destacou o engenheiro e coordenador Paulo Victor.
A palestrante e instrutora da Global Intel, Liziane Vasconcelos, ressaltou a relevância do curso como um espaço essencial para abordar temas vitais na salvaguarda de vidas, bem como estabelecer uma rede colaborativa para a gestão de situações críticas, visando diminuir os impactos adversos. Além da participação ativa de agentes da Defesa Civil junto à comunidade e órgãos públicos, para Liziane, a presença ativa do terceiro setor também desempenha um papel fundamental: "O terceiro setor, em seu processo contínuo de profissionalização, fortalece o trabalho com a Defesa Civil. Neste contexto, o município passa a compreender quais organizações estão presentes. A integração do terceiro setor carrega a particularidade de proximidade com as comunidades", disse a palestrante. Além dos representes das defesas civis, também estiveram presentes representas da Cruz Vermelha e do Grupo de Resgate de Animais em Desastres o GRAN.
O evento contou ainda com a entrega de medalhas em reconhecimento aos trabalhos desempenhados em prol da Defesa Civil Ouro Preto. O prefeito Angelo Oswaldo, agentes das Coordenadorias e Secretarias receberam as medalhas. O deputado federal Pedro Aihara, bombeiro, especialista em gestão de desastres, ciências militares e mestre em Direitos Humanos, também esteve presente. Ele parabenizou o evento e o trabalho da Defesa Civil de Ouro Preto. “Eu tenho rodado muito o estado, quando ainda estava como bombeiro, sabemos que poucos municípios de Minas Gerais tem uma defesa civil estruturada, com pessoas técnicas, com uma equipe responsável como aqui em Ouro Preto. Aqui vocês fazem um trabalho de excelência, um trabalho coordenado, um trabalho integrado e isso realmente merece ser enaltecido. Este curso serve pra isso, para a gente aprender, discutir trocas, boas práticas, pra fazer o nosso estado e os nossos munícipios cada vez mais seguros, cada vez mais especiais pra gente se viver. Parabenizo o prefeito, a vice-prefeita, a Defesa Civil, as Secretarias, e principalmente a todos vocês que estão aqui presentes”
Aplicativo da Defesa Civil PROX
O curso, que contou com palestras e debates, também teve a apresentação do aplicado da defesa civil, lançado em 2022. O PROX, ferramenta digital que está disponível para iOS e Android, centraliza informações essenciais para as comunidades que residem em áreas de risco, incluindo aquelas próximas a barragens, bem como locais de encontro estratégicos.
Texto: Pedro Ludwig / Revisão: Nízea Coelho
© Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/PMOP -