Defesa Civil comemora adicional de risco de vida para a categoria

O dia 15 de março ficou marcado como um dia muito especial para os agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ouro Preto, ao se reunirem para a assinatura da Lei de nº 1.458 referente ao adicional de risco de vida.

A partir da assinatura da lei, e após ser protocolada toda documentação necessária na Gerência de Recursos Humanos, servidores efetivos, comissionados e contratados terão uma compensação de 30% (trinta por cento) do vencimento, diante dos riscos que estão submetidos no dia a dia durante o exercício de suas funções. Alguns exemplos do cotidiano desses profissionais são vistorias em barragens, edificações e monitoramento de encostas em todo o Município.

Trabalhando sempre na valorização do servidor e reconhecendo os riscos geológicos apontados em mais de cem pontos no Município, além das inúmeras barragens em nosso território, o prefeito Angelo destaca:  “Depois do reconhecimento de risco na atividade da fiscalização, nós chegamos agora a essa conquista importante, o adicional de risco de morte para os agentes da Defesa Civil de Ouro Preto. Defesa Civil nacionalmente premiada pela importância do trabalho que ela realiza no Município”.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, esta é a primeira Defesa Civil Municipal a receber esse adicional. Ele destaca que este é um grande avanço e conquista por parte dos servidores municipais da Defesa Civil, e acrescenta: “Temos que comemorar essa vitória, essa gratidão à Câmara Municipal que votou por unanimidade esse projeto de lei encaminhado pelo município. É uma alegria oferecer mais essa dignidade para os servidores municipais de Ouro Preto”.

Charles Murta, coordenador de Fiscalização de Barragens de Mineração, considera que esse adicional vem como reconhecimento dos riscos e da complexidade dos trabalhos realizados cotidianamente, que buscam assegurar a população. Ele ressalta ainda os riscos aos quais a equipe fica exposta, e que são inerentes a quaisquer eventualidades geológico/geotécnica, também em residências fragilizadas que ameaçam a população durante os períodos chuvosos.

Para Leandro Cruz, engenheiro civil efetivo da Prefeitura, esse é um grande progresso e irá agregar muito, já que a equipe lida com os riscos das mais variadas situações no Município. Ele agradeceu a todos: “Em nome da Defesa Civil, agradeço todas as pessoas que, de algum modo, contribuíram, seja assinando papel, seja conversando, dando alguma ideia ou sugestão, a gente agradece.”

Além do prefeito Angelo, e do secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, compuseram a mesa Yuri Assunção (secretário de Governo), Charles Murta (gerente de Proteção e Defesa Civil interino), além dos vereadores Alessandro Correia (Sandrinho) e Luiz Gonzaga. Gestores municipais e servidores da Secretaria de Segurança e Trânsito também participaram do evento de assinatura.

Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz